English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Algumas dicas de Desenvolvimento Sustentável:

        O tema desenvolvimento sustentável, por mais que se fale de sua importância, pouco se esclarece, ou seja, em qualquer palestra sobre o assunto, a pessoa sai com a certeza de sua  importância, mas sem entender absolutamente nada.
        De vez em quando, precisamos falar de maneira clara, mostrando de maneira simples, como começar  uma vida responsável em relação ao desenvolvimento sustentável.

            O Que nós sabemos é que estamos apenas no início de uma transformação, mesmo assim, há pessoas que nem no início estão, sem nenhuma informação.
Vamos começar com algumas regrinhas básicas, aquelas que estão na cara, mas não queremos ver.

01 – Preferir os equipamentos que economizam energia – Já há certificação, até do próprio governo, para indicar os aparelhos mais econômicos, gastando pouca energia. Fora isso, a iternet está aí, para pesquisas sobre o assunto.

02 – Nunca lavar com a mangueira, sem esfregar com sabão – Essa é uma mania irritante, difícil de engolir. Eu já armei um tremendo barraco quando uma mulher,  depois de quase três horas,  lavando a calçada, insistia em empurrar toda a sujeira da calçada, e da rua, com a água que saia da mangueira, sem varrer o chão.

03 – Selecionar o lixo – Nesse caso, é até uma questão de higiene, separar o lixo reciclável (papel, borracha, lata, ferro, plático, e outros produtos industrializados) do lixo orgânico (alimento, folhas de árvore, madeira e outros produtos não industrializados, que apodrecem facilmente. Obs: os ossos são produtos industrializáveis), para que os caminhões de coleta recolham de maneira seletiva. Se o seu municipio ainda não tem uma indústria de reciclagem, dê essa idéia ao Prefeito, é bom e barato, além de criar empregos.

04 – Aproveitar a água da chuva – Essa é uma das maneiras onde as Orgs e o Governo deveriam participar, informando e dando palestras, para que as pessoas tenham consciência ambiental e se sintam incentivadas a fazer a coisa certa.

05 – Fazendo cocô – Eu já escrevi sobre a importância do cocô  para a saúde, o cocô  é bom para o meio ambiente também. Além de ser um dos melhores adubos naturais do mundo, o cocô humano também pode evitar a descarga.
 segundo ambientalistas, basta jogar pó de serra em baixo da privada e após a necessidade fisiológica, jogar um pouco de pó de serra sobre, ou misturar a compostagem. Em regiões rurais, pode-se usar outros materiais além do pó de serra, como palha de arroz, café, feijão,  ou o que melhor se adequar.

06 – Fazendo xixi – Outra forma que contraria os costumes da burguesia, mas que foi adotada por ela, recentemente, é o hábito do xixi durante o banho. Novamente a descarga é economizada, diminuindo pela metade a quantidade de água que seria gasto com o banho e descarga, respectivamente.

07 – Economizar gasolina – Usar o carro apenas o necessário, seria o ideal. Algumas pessoas tem uma desculpa na ponta da língua, e eles tem razão, é tudo uma questão de hábito, depois de algum tempo, além de economia de gasolina, o condicionamento físico melhorará também.

08 – Uso de energias alternativas – Aqui, a iniciativa privada deu uma grande contribuição, as  novas arquiteturas ja trazem, em sem planejamento, formas alternativas e planejadas, relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Um exemplo é a captação de energia solar, além de responsável, tende a valorizar o imóvel.

09 – Iluminação solar – As clássicas casas de jardim, salas de lazer, etc., podem muito bem serem iluminadas por garrafas de refrigerentes, cheias de água,  introduzidas estrategicamente nas paredes, no teto, ou alguma idéia parecida. O teto solar e as paredes de vidro que correm sobre os trilhos, são ótimas alternativas para economizar.

10 – Ventiladores – A troca do ar condicionado pelos ventiladores, economiza muita energia, sem abrir mão do conforto.

        Não foi preciso muito esforço para relacionar dez formas práticas de transformar nossos hábitos em hábitos saudáveis e responsáveis, coisa que nem o Al gore conseguiu, depois que descobriram que sua mansão gastava energia equivalente a dezenas de casas econõmicas.
       Além de mudar nossos hábitos, há outras formas de cooperarmos rumo a um mundo melhor. Devemos apoiar projetos em prol do meio ambiente, comprar produtos reciclados, fazer uso de embalagens retornaveis, etc.
         Aos poucos, iremos nos tornando bem mais dignos do mundo em que vivemos.
A exclusão social e digital sempre serão empecílhos para nosso desenvolvimento, assim como a má distribuição de rendas, impostos altos …

Fonte: Made in Blog

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de Comentar:

* Os comentários deste blog são todos moderados;
* Escreva apenas o que for referente ao tema;
* Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
* Não faço parcerias por meio de comentários;
* Faça comentários relevantes;
* Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
* Obrigado por sua visita e volte sempre.