English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Diferenças entre o Ubuntu e o Windows:

O Ubuntu é um Sistema Operativo livremente dísponivel, sendo lançada uma versão nova de seis em seis meses, cada uma destas com suporte a atualizações de segurança durante pelo menos 18 meses.

Segurança

Provavelmente, estás habituado a usar um anti-vírus e uma firewall no Windows de modo a o teres seguro. Em Ubuntu podes esquecer isso… Embora existam anti-vírus e firewalls para GNU/Linux, estes servem fins totalmente diferentes. No caso do anti-vírus, só te será util caso queiras fazer o scan a uma partição Windows a partir da tua distro e no caso da firewall, não é mais que uma ferramenta para configurar a rede.


Sistema de permissões

O Ubuntu, tal como qualquer distro GNU/Linux, possui um sistema de permissões UNIX. Básicamente, qualquer tarefa que possa alterar profundamente o funcionamento do Sistema Operativo (Ex.: instalação de software, modificação de uma configuração do sistema, etc.) tem de ser realizada pelo utilizador root (que é o “senhor todo poderoso”).
Para executares uma tarefa como root, tens de introduzir a palavra-passe do teu utilizador. Caso não a introduzas, a tarefa em questão não é executada… Logo, no caso de um vírus, por exemplo, este nunca era instalado/executado sem a tua permissão. :-)

Updates de segurança

Um dos factores mais importante na segurança de uma determinada aplicação não é necessáriamente o número de falhas de segurança, mas a velocidade com que são corrigidas após encontradas. No Ubuntu, a correcção destas chega a estar dísponivel algumas horas depois de divulgadas, ao contrário do Windows, por exemplo, onde chegam a atingir prazos relativamente excessívos.


Design superior

Em Ubuntu, tal como em qualquer outra distribuição GNU/Linux, todos os componentes do Sistema Operativo possuem um devido grau de indepência entre eles. Logo, uma falha num destes não se propaga para outro. Já no Windows, onde o Internet Explorer se encontra bastante fundido no sistema operativo, há uma grande vulnerabilidade a vírus, spywares, etc.


Repositórios

Em Windows, és obrigado a fazer download das tuas aplicações de bastantes mirrors diferentes, onde nao tens garantia nenhuma do que estás a sacar, ou seja, tanto pode ser a aplicação que desejas, como outra aplicação qualquer ou mesmo um vírus. Em Ubuntu, pelo menos 90% das tuas aplicações são instaladas por repositórios de confiança.


Instalação de software

O método de instalação de software mais comum no Windows é: A) Google for it B) Procurar um mirror para o respectivo download C) Carregar sucessivamente next até a instalação estar concluída D) *regra geral* arranjar um crack para prolongar a duração do trial.
No Ubuntu o método de instalação de software mais comum é: A) Procurar software nos repositórios (e adicionar uns extras se necessário) B) Ordenar a instalação do programa e aguardar que o respectivo download e configuração esteja completo.
Fonte:  Guia Ubuntu PT

10 comentários:

  1. já estava tendencioso demais... mas quando chegou no "*regra geral* arranjar um crack para prolongar a duração do trial." aí ficou realmente ruim.

    ResponderExcluir
  2. Se o linux der algum problema? Se por falha dele eu perder alguma coisa, reclamo com quem?

    ResponderExcluir
  3. Totalmente tendencioso este artigo. Pouco racional!

    ResponderExcluir
  4. Sistema de Permisões,
    se o cara manja de Windows,
    pode bloquear qualquer alteração pra os usuarios,
    deixando apenas 1 pra poder alterar alguma configuração.

    Update de Segurança:
    Depende muito, tem muita vulnerabilidade que após ser descoberta, na mesma semana sai o patch pra download,
    não é tão rápido como tá dizendo ai do Ubuntu (que nunca notei, tenho ele instalado aqui é a mesma merda que o Windows, nesse quesito).

    Repositórios:
    É só baixar dos sites oficiais dos determinados softwares,
    ou usar o www.softpedia.com,
    essa geração de "filhos do Google" é foda...

    Instalação de Software:
    é Só você seguir as regras que chega um DVD bonitinho, só colocar, instalar, inserir o serial, registrar e pronto.

    Designer Superior:
    Parou de usar Windows no XP?
    além dos argumentos altamente falhos,
    se deu problema em algum item, existe outros meios de acessar a gigante maioria das funções, principalmente as avançadas.

    Além do Vista pra frente ter ficado todo separado, não dependendo + do Internet Explorer (como o caso do XP).
    querer comparar um OS de 2002 com um em constante "evolução" em um build de 2010 é muito sem noção.


    Outras diferenças:
    Suporte a hardware:
    enquanto o Win7 reconhece meu RAID0 de SSD + Trial Display + Acelerador gráfico + TUDO, sem trabalho algum meu, só instalando ele, com o Ubuntu eu até desisti de usar 2 monitores, tenho que usar ele em um HD normal.

    Jogos:
    Ubuntu nem sabe o que é isso...

    Suporte Técnico:
    Se compras original, pode ter certeza, o suporte da Microsoft nunca me deixou a desejar,
    diferente do ubuntu que pra qualquer coisa eu tenho que usar foruns...

    Velocidade de Uso:
    enquanto o Ubuntu me deparo direto com a caixa de comando, no Windows é Next, Avançado, escolho o que eu quero, Next, FINISH.

    ResponderExcluir
  5. Outro bom titulo pro post, "Por que o ubuntu é melhor que o windows"..

    ResponderExcluir
  6. Então, eu uso Linux há 25 anos. Desde quando era difícil ou impossivel instalá-lo em um computaodr.
    Hoje (KX)Ubuntu está trazendo o Linux para as pessoas utilizarem.
    Tomara que isso aconteça logo. Já converti várias pessoas que utlizavam o sistema operacional da Micro$oft, mas ainda nao é o suficiente. Tenho que conseguir mais.

    ResponderExcluir
  7. Por isso que uso ubuntu

    ResponderExcluir
  8. " Velocidade de Uso:
    É só ir no synaptic:
    1 -digitar o nome do programa;
    2-marcar para instalação,
    3-clique em aplicar e em seguida espera o programa ser instalado.

    Bem menos que o windows, nao acha???

    Qual a dificuldade disso???? Qualquer leigo pode instalar um programa no ubuntu, ja no windows, seria bem complicado, todo usuario leigo que usa windows, tem medo de instalar um programa, e so perguntar, pagam pra outros instalarem...

    " Designer Superior:
    Veja qualquer distro com kde instalado e veja da onde o Win7 copiou o design...

    " Instalação de Software:
    É so baixar iso e gravar num dvd, colocar para iniciar no boot, responder 7 questoes, senao me engano e esperar o sistema avisar que pode dar o reboot, qual dificuldade nisso?????? Alem de nao precisar registrar, nem procurar crack na net, ou vc acha que os windows instalados no Brasil, em sua maioria sao pagas e registradas ou sao crackeadas da net?

    " Outras diferenças: "
    Ta bom, me diga entaum, que vc nunca teve incompatibilidade de drivers, independente de versao, nao existe usuario windows que possa falar que nunca passou por incompatibilidade de drivers, sempre tem algum hardware que zica a instalacao, sempre. Fora os cracks que expiram e tem que ir atras, pro softwares voltarem a funcionar..

    " Jogos: "
    Tem o Wine e outros programas que fazem essa emulacao, sem problemas,

    " Suporte Técnico: "
    Certo, se comprar original, mas voltando ao assunto, quantas pessoas que vc conhece usa software original, com serial original???? Quantos??? ti garanto, que vc conta em menos de uma mão. Ou seja, 99% dos usuarios windows desktop sao piratas, ou seja, nao tem suporte do fabricante, tendo que recorrer do mesmo jeito aos foruns, blogs de dicas e etc...

    " Sistema de Permisões "
    Se o cara manja, maioria dos usuarios so querem saber de ligar e usar, muitos mal sabem escanear um arquivo com antivirus, ou mesmo nem sabem que tem que instalar um.... No Ubuntu(Linux) e padrao, vc nao precisa manja, e rotina...

    Update de Segurança:
    Pode ate ter o mesmo tempo de patchs, mas convenhamos, qual e o S.O mais vulneravel dos dois, que precisa de antivirus, anti-malware, anti-spyware, e ware e cia, hein, qual deles??????

    " Repositorios "
    Ubuntu e fixo, basta usar o synaptic e pronto, ou entaum na nova versao, a central de programas; no windows vc tem que cassar os sofwares na rede, alem dos cracks, que tem que buscar e cuidar pra nao espirar a licença....

    Onde esta a vantagem do Windows, ate agora nao vi vantagem nenhuma do windows sobre o ubuntu ou qualquer outra distro linux. Problema dos usuarios é que ficaram alienados, se conformaram em se preocupar com virus, com registro com defeito, mas isso esta mudando, ubuntu ta ganhando espaco cada nova versao que sai. Questao de tempo pro ubuntu vira S.O. da maioria dos usuarios pc.

    ResponderExcluir
  9. O Ubuntu é sensacional, tudo de bom.
    Nota 10 para o Linux!
    Quem gosta do Ruwindows, que fique com ele e morra cheio de vírus, pesadão, lento, e mal acabado... precisando toda hora de atualizações.
    Windows... lixão.
    Viva o Linux !

    ResponderExcluir
  10. nessa controversia,tomara que ganhe o software livre.

    ResponderExcluir

Leia antes de Comentar:

* Os comentários deste blog são todos moderados;
* Escreva apenas o que for referente ao tema;
* Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
* Não faço parcerias por meio de comentários;
* Faça comentários relevantes;
* Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
* Obrigado por sua visita e volte sempre.