English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Exército brasileiro anuncia parceria para combater crime cibernético:

O Exército brasileiro anunciou nesta quinta-feira (16), na cidade de São Paulo, um acordo com a empresa de segurança espanhola Panda Security para o fornecimento de 37,5 mil licenças de soluções de combate ao ciberterrorismo e crimes virtuais nas redes do órgão.


O Exército realizou uma licitação com empresas de segurança e, após uma redução significativa nos preços anunciados pela Panda, o órgão decidiu pela parceria com a empresa espanhola no valor de R$ 292,5 mil para um período de dois anos.

No acordo também está incluído o treinamento de até 700 militares em todo o Brasil. Até agora, 350 profissionais do órgão já foram treinados em um período de três semanas. Além das licenças, a Panda ainda fornecerá a identificação e solução de qualquer ameaça de vírus que o Exército encontre no prazo de 24 horas.

Código aberto
Sobre o programa do governo de imigração para o uso de softwares livres, o general Santos Guerra, comandante de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro (CCOMGEX), explicou que o Exército está migrando para o sistema operacional do Linux em alguns computadores do órgão, mas que ainda há muitos aparelhos o Windows.

“Como o Exército possui uma grande rede de computadores no Brasil, as soluções antivírus eram realizadas, anteriormente, por licitação, mas de forma descentralizadas”, disse.

Segundo o general Guerra, o CCOMGEX concluiu, após o estudo de soluções livres e pagas, que a melhor maneira de resolver o problema seria comprar um produto para ser usado de forma centralizada, que fosse utilizado em todo o Exército Brasileiro.

“A licença foi muito transparente. Nós não compramos um antivírus e, sim, um serviço, uma proteção. Adquirimos, também, a capacitação do nosso recurso humano, com a oferta de treinamento”, disse o general.

O objetivo inicial da parceria é estabelecer o sistema no ambiente do Exército e aguardar como as soluções serão recebidas. Depois, a parceria poderá ser estudada para ser usada em outros órgãos federais.
 
"Proteção em nuvem"
A Panda, empresa de segurança da Espanha, é prestadora de serviços nessa área em muitas estruturas do governo espanhol, como o próprio Exército. A empresa fornece produtos, também, para forças policiais de alguns países da Europa.

A empresa trabalha com o sistema de "Cloud Protection", em que o combate ao vírus é feito em tempo real por meio da internet, usando o mesmo conceito de computação em nuvem.

(Via G1 Tech)

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de Comentar:

* Os comentários deste blog são todos moderados;
* Escreva apenas o que for referente ao tema;
* Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
* Não faço parcerias por meio de comentários;
* Faça comentários relevantes;
* Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
* Obrigado por sua visita e volte sempre.