English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Projeto Titan, o (provável) email do Facebook :

Um rumor de fevereiro parece que, enfim, ganhará vida no universo do Facebook. Batizado internamente como Projeto Titan, ele seria uma reformulação profunda no sistema de troca de mensagens da rede social, que passaria a ser um webmail completo. Gmail (e companhia) que se cuidem!

O convite já foi enviado à imprensa, está marcada para amanhã a revelação que Mark Zuckerberg fará acerca do tema.


Essa investida do Facebook ocorre num momento bastante delicado. Recentemente, a empresa se estranhou com a Google por conta do sistema de busca importação de contatos do Gmail. O pessoal de Mountain View reclamou que a ferramenta era injusta porque não há nada que permita o contrário, ou seja, que usuários do Gmail busquem por contatos no Facebook.


Não só isso. Dados recentes da Compete.com mostram que o uso do webmail nos Estados Unidos anda em baixa, e essa situação em solo americano, o mais importante do mundo no que tange a publicidade online (que é de onde sai a ganha que mantém os servidores de webmails de pé), chama a atenção.

Mas, talvez, e só talvez, o Facebook entrar na briga dos webmails represente algo mais. A rede é a mais popular do mundo, com mais de meio bilhão de usuários. Seu ecossistema permite que a análise de comportamento dos usuários, feita automaticamente por algoritmos que analisam as nossas ações lá dentro, podem servir de guia para que os desenvolvedores entreguem seja lá o que os usuários quiserem.

Mais ainda: existe todo um ecossistema de aplicativos e interações sociais que podem ser conectadas a um sistema de email, mantendo o usuário do Facebook ainda mais nos domínios do site. Imagine integrar notificações de apps, micro-pagamentos in-game, dentre outras coisas. Aplicações como o Docs.com, feito em parceria com a Microsoft, seriam instantaneamente beneficiadas por algo do gênero — e, veja você que ironia, faria concorrência à dupla Hotmail + Office Web Apps, que é da… Microsoft! Talvez haja integração entre as duas plataformas? Por que não?

Enquanto plataforma de comunicação, faz muito sentido ao Facebook gerenciar seu próprio email.
Não dá para especular muito mais que isso, mas se tem uma coisa que aprendemos nos últimos anos, é que quando o Facebook fala, faz valer a pena. Na última vez em que reuniu a imprensa, Zuckerberg anunciou melhorias grandiosas nas ações móveis da rede, um tiro a queima roupa no foursquare e similares. Os próximos alvos, se os rumores se confirmarem, são BEM maiores e mais consolidados, Gmail, Hotmail e Yahoo! Mail. Será que dessa vez a história será diferente?

(Via Meio Bit)

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de Comentar:

* Os comentários deste blog são todos moderados;
* Escreva apenas o que for referente ao tema;
* Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
* Não faço parcerias por meio de comentários;
* Faça comentários relevantes;
* Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
* Obrigado por sua visita e volte sempre.